quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Jornais e Revistas Online na Educação Física

Tema: Jogos, Ginástica, Esportes e Lutas

A viagem de férias não deve ser sinônimo de abrir mão dos cuidados com a saúde. É claro que descansar e repor as energias para o novo período que se inicia é essencial, porém mesmo longe da academia ou estúdio por alguns dias, é possível manter o ritmo da malhação e não comprometer todo o esforço feito ao longo do ano. O período de férias é um convite à novidade: experimentar lugares, passeios, horários e cardápios diferentes. Pode ser também o momento ideal para uma pausa na rotina de exercícios físico, a gente é feito para o movimento. Uma semana parado já faz diferença. Você vai perdendo preparo físico, musculatura, flexibilidade, fôlego. E vai ficar mais preguiçoso na hora de voltar.

. Estação de Jornais do UOL - www.uol.com.br/jornais
6 Exercícios para fazer com o peso do corpo e manter o ritmo nas férias
https://boaforma.abril.com.br/fitness/6-exercicios-para-fazer-com-o-peso-do-corpo-e-manter-o-ritmo-nas-ferias/

Proposta: vamos apresentar 6 exercícios práticos para mantermos o ritmo nas férias. Exercícios simples que podemos fazer em qualquer lugar: 

Skkiping – 30 segundos
. 1) Corra parado, elevando o joelho até a altura do quadril;
. 2) Enquanto faz o movimento com as pernas, leve para cima e para baixo o braço oposto ao joelho levantado. Faça isso ao mesmo tempo em que volta o outro braço para a lateral do corpo;
. 3) Faça o maior número de repetições que conseguir em 30 segundos;
. 4) Conte usando a perna direita como base para analisar seus movimentos;

Agachamento – 30 segundos
. 1) Fique em pé com as pernas afastadas na largura do quadril e os braços estendidos ao lado do corpo;
. 2) Agache flexionando os joelhos e levando o quadril para trás;
. 3) Para ter mais equilíbrio, eleve os braços até a linha dos ombros enquanto realiza os movimentos;
. 4) Faça o maior número de repetições que conseguir em 30 segundos;

Escalador – 30 segundos
. 1) Com as mãos e as pontas dos pés apoiados no chão (em posição de flexão de braço levantada), mantenha o corpo ereto e o abdômen contraído;
. 2) Alternadamente, flexione os joelhos o máximo que conseguir em direção ao peito, como se estivesse subindo uma montanha;
. 3) Faça o maior número de repetições que conseguir em 30 segundos;

Avanço alternado – 30 segundos
. 1) Fique em pé, com uma perna à frente e a outra atrás, e mantenha essa posição;
. 2) Para garantir o equilíbrio, estenda os braços para frente ou coloque as mãos na cintura;
. 3) Flexione as pernas levando o joelho de trás na direção do chão, mas sem encostá-lo. Mantenha o joelho da frente dobrado, mas sem ultrapassar a linha da ponta do pé;
. 4) Alterne as pernas durante a execução;
. 5) Faça o maior número de repetições que conseguir em 30 segundos;

Flexão de braço – 30 segundos
. 1) Coloque as mãos no chão alinhadas ao ombro e abertas em uma posição que os cotovelos flexionem aproximadamente até 90 graus;
. 2) Inicie o exercício com uma flexão do cotovelo até que o peitoral chegue a dois dedos do chão e volte à posição inicial com a extensão do braço. Os cotovelos devem ser flexionados para fora;
. 3) Mantenha o tronco firme, contraindo o abdômen e sem deixar o quadril cair;
. 4) Faça o maior número de repetições que conseguir em 30 segundos;

Prancha – 1 minuto
. 1) De bruços, apoie os cotovelos e o antebraço no chão e deixe-os alinhados aos ombros;
. 2) Alinhe os pés aos cotovelos e deixe apenas as pontas dos dedos apoiadas no chão;
. 3) O corpo deve ficar ereto e o abdômen contraído;

Descansar por 2 minutos antes de começar uma nova série.



quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

ROTEIRO DA HQ

Bullying: Cyberbullying

Personagens principais
Agressor - Leonardo
Vítima - Jamile
Cúmplices - Colegas de classe

Introdução - Essa história ocorre numa escola onde a aluna Jamile sofre bullying por seus colegas de turma, levando a mesma ao isolamento com um final trágico.

Cena I - Leonardo tem acesso a uma foto vazada da vítima, Jamile e divulga em todos os grupos de whatsapp possíveis e se não bastasse, divulga em outras redes sociais, expondo-a ao ridículo, com frases ofensivas difamando sua imagem por ter um porte físico magro.

Cena II - Com toda essa situação Jamile acabou se isolando de todos, o que desencadeou uma depressão.

Cena III - Todos os dias, a situação se repetia, o que levou Jamile decidir procurar a coordenação da escola para que pudessem tomar uma atitude que parasse com o problema, porém a coordenadora da escola tratou-a com descaso e não deu importância ao apelo de Jamile, argumentado que era "coisa de jovem".

Cena IV - Depois de muito sofrer e sem receber nenhum tipo de ajuda, Jamile toma a trágica decisão de tirar sua vida deixando todos chocados.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

BULLYNG: Cyberbullying

Ainda que o bullying seja conhecido mundialmente, é bastante comum nas escolas, ruas, internet e esportes . O bullying consiste nas práticas de atos de violências físicas ou psicológicas de formas repetitivas, podendo levar a vítima a recursar a ir para a escola, tendência ao isolamento, falta de apetite, insônia e dor de cabeça, queda do desempenho escolar. Já o perfil do agressor, consiste em uma pessoa de mente perversa e às vezes doentia. Assim, os agressores tendem a sentir poder com seus atos. Dos diversos tipos de bullying, como: verbal, moral, físico, psicológico, material e sexual, está o cyberbullying que é muito comum entre os jovens em nível escolar. 

 O cyberbullying, usado em mídias sociais com o intuito de difamar, insultar e de atacar pessoas covardemente. Sendo mais fácil para os agressores atingir suas vitimas, pois podem agir de forma anonimas através de redes socias e e-mails com conteúdos caluniosos e ofensivos, muitas das vezes sendo até mentiras. Levando as vitimas a ter transtornos de ansiedade e até levar a depressão. Para evitar a propagação do cyberbullying é necessário trabalhar o olhar sobre o outro.


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

História de vida: inclusão digital

  Na época em que tecnologia se resumia na cabeça das pessoas em um computador, todo jovem sonhava em possuir aquela máquina para realizar atividades que antes eram mais difíceis e trabalhosas, diminuindo assim o tempo de pesquisa e tendo um resultado mais rápido, além dela proporcionar lazer e diversão. Conosco não foi diferente, ainda jovem tivemos o primeiro contato com o computador, que nos trouxe um grande desafio no domínio da máquina que se mostrava muito complexa, por se tratar de algo novo numa época em que não tínhamos muito acesso as informações, porém ao passar dos anos, com a prática adquirimos o domínio dessa tecnologia e tudo ficou mais fácil. As novidades desse conteúdo podem ser vista, pelo maior acesso a computadores, celulares, que proporcionou um avanço nas pesquisas e nas informações no geral, ajudando na comunicação entre as pessoas. Uma das maiores dificuldades de nós jovens, encontra-se em desenvolver habilidades e estratégias que permitam digerir toda essa informação de uma só vez. Por isso faz-se necessário desde a escola que todos os alunos tenham acesso a informática pra que o desempenho futuro seja diferenciado a ponto de inibir as dificuldades além de fazer com que saibam lidar com os riscos que podem ser encontrados , pelo mal uso ou uso exacerbado das TIC, como o fornecimento de informações muito pessoais, vícios e atitud antiéticas.






quinta-feira, 22 de novembro de 2018

QUEM SOMOS?

Bem vindos, ao mundo da tecnologia voltada para a Educação Física, neste blog nós alunos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do curso de Educação Física Licenciatura iremos falar sobre os métodos inovadores das técnicas de informática e comunicação (TIC), que podem auxiliar professores de Educação Física em suas atividades pedagógicas, trazendo assim métodos capazes de tornar o aprendizado mais prático, objetivo e divertido.


Lucas Mota 

Rodrigo Martins

Denize Barboza