quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Elaboração de Aulas de Educação Física Utilizando Dispositivos Móveis

Elaboração de Aulas de Educação Física Utilizando Dispositivos Móveis
Estrutura do Plano de Aula

Titulo da aula : atividades lúdicas

Objetivos da aula : a atividade tem como principal objetivo, fazer uma sondagem dos conhecimentos que os alunos obterão com o desenvolvimento da aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o estudante :  O propósito do estudo foi desenvolver uma análise quanto ao tipo das atividades e ao nível de intensidade dos esforços físicos oferecidos aos escolares durante as aulas de educação física, numa tentativa de estabelecer relações com os objetivos direcionados à promoção da saúde. Foram analisadas 144 aulas de educação física, selecionadas aleatoriamente, de 15 diferentes escolas da rede de ensino do 1º. e 2º. graus do município de Londrina, Paraná, Brasil. O tipo das atividades foi verificada por intermédio de um instrumento de observação direta, construído especificamente para essa finalidade. O nível de intensidade dos esforços físicos foi controlado mediante a monitorização da freqüência cardíaca. Os resultados encontrados indicam que os escolares se ocuparam por um tempo excessivamente longo com tarefas de organização e transição das atividades ministradas. As atividades mais frequentemente selecionadas pelos professores envolveu a prática de esportes. Foram oferecidas aos escolares poucas oportunidades de participar em atividades voltadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento da aptidão física. Os professores responsáveis pelas aulas em nenhum momento recorreram a exposição de conceitos teóricos associados à prática da atividade física relacionada à saúde. O nível de intensidade dos esforços físicos administrados aos escolares foi menor que o limite mínimo necessário para que possa ocorrer adaptações funcionais voltadas a um melhor funcionamento orgânico. Conclui-se que são necessárias modificações nos atuais programas de educação física para que se possa levar os escolares a assumirem atitudes positivas quanto à prática da atividade física relacionada à saúde.
               Neste artigo mostra o resultado de uma pesquisa monográfica onde foram analisadas as propostas do Lúdico no espaço escolar como facilitador da aprendizagem.

Caracterização do aplicativo : karoot é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, usada como tecnologia educacional em escolas e outras instituições educacionais. Seus jogos de aprendizagem, "Kahoots", são testes de múltipla escolha que permitem a geração de usuários e podem ser acessados ​​através de um navegador da web.

Desenvolvimento Metodológico : todo conhecimento adquirido neste assunto devera ser mostrado a partir dessa atividade, pois, será uma atividade de sondagem de conhecimentos pelo assunto passado.

Recursos : a atividade será realizada em um aplicativo de quizzes, debates e sondagens chamado Kahoot, onde vocês iram responder um questionário sobre o assunto da aula.

Avaliação : a avaliação será somativa, o aplicativo disponibiliza um ranking, onde quem obter as 3 maiores pontuações recebera um premio no final da avaliação.

Bibliografia : neste link vocês poderão está fazendo o login no aplicativo para começar a avaliação com o número do PIN que irei disponibilizar para vocês.
https://kahoot.it/, acesse para começar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário